Se não foi possível visualizar este boletim clique aqui.

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Amazônia, Belém + 30, Biodiversidade, Crimes Ambientais, Etnobiologia, Ferrovias, Fronteiras, Mudanças Climáticas, Pesquisa e Tecnologia, Política Ambiental, Povos Indígenas, Quilombolas, Terras Indígenas
Ano 18
08/08/2018

 

 

Direto do ISA

 
  A partir desta quarta-feira (8/8), o ISA publica as impressões da coordenadora adjunta do Programa de Política e Direito Socioambiental do ISA, Nurit Bensusan, sobre o 16º Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, que volta a se realizar em Belém, 30 anos depois de sua criação - Blog do PPDS, 8/8.
   
 

Terras Indígenas

 
  No Dia Internacional dos Povos Indígenas, 9 de agosto, as lideranças da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e as organizações indigenistas parceiras do coletivo Mobilização Nacional Indígena estarão em Brasília para um ato em defesa dos direitos indígenas. O ato, marcado para as 10h da manhã no Memorial dos Povos Indígenas (MPI), pretende marcar posição contra o Parecer 001/2017 da Advocacia Geral da União (AGU), visto pelo movimento indígena como um ataque contra seus direitos constitucionais e o principal entrave para os processos de demarcação de terra - Cimi, 7/8.
  Indígenas do Mato Grosso do Sul fazem uma vigília desde o fim da tarde desta terça-feira (7), em Brasília, pela demarcação de terras no país. O grupo está reunido em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) onde pretende ficar até a meia-noite. A ação é pelo fim do Marco Temporal, que prevê que indígenas só teriam direito à demarcação de terras que estivessem sob suas posses em 5 de outubro de 1988. Para a sul-matogrossense Flávia Arino Nunes, de 21 anos, a legislação é um "genocídio para os povos nativos" - G1/DF, 7/8.
   
 

Agrotóxicos

 
  Banido já na Europa, o neonicotinóide é apontado pelo declínio de insetos polinizadores, como as abelhas. A administração Trump também permitiu o cultivo de alimentos geneticamente modificados em refúgios nacionais de vida selvagem - Conexão Planeta, 7/8.
   
 

Amazônia

 
  O uso da tecnologia, entre drones e imagens de satélite, tem sido aliada na investigação de crimes contra o meio ambiente em Macapá. O monitoramento de focos de incêndio e áreas desmatadas otimizaram as ações da Delegacia de Meio Ambiente (Dema). Agentes passaram a intensificar as ações em função do início do período mais quente, que começou em junho e segue até o mês de dezembro - G1/AP, 6/8.
   
 

Mudanças Climáticas

 
  O aquecimento global poderá levar à extinção de até 10% das espécies de sapos, rãs e pererecas endêmicas da Mata Atlântica em cerca de 50 anos. Isso porque regimes de temperatura e chuva previstas para ocorrer entre 2050 e 2070 serão fatais para espécies com menor adaptação à variação climática, que habitam pontos específicos da Mata Atlântica. Essa é uma das conclusões de um estudo da Unesp que analisa a distribuição presente e futura de anfíbios na Mata Atlântica e no Cerrado, à luz das mudanças climáticas em decorrência do contínuo aquecimento global - Agência Fapesp, 8/8.
   
 

Quilombolas

 
  Cerca 200 famílias do Quilombo Brejão dos Negros, do município Brejo Grande, em Sergipe, estão na Capital do estado em luta. Eles ocuparam o prédio da SPU/INCRA nesta terça, 7/8. Esta ocupação faz parte de uma semana de luta pela retomada do território Quilombola de Brejão dos Negros, visando a desintrusão de duas fazendas que estão em área da União e que o Estado Brasileiro não destina para os quilombolas - Conaq, 8/8.
   
 

Biodiversidade

 
  Organismos da ONU lançaram em julho (5) o Laboratório de Biodiversidade, uma plataforma online que combina mapas geoespaciais com informações sobre conservação ambiental. Cruzando dados da NASA, de agências das Nações Unidas e institutos de pesquisa, o projeto é uma ferramenta de uso gratuito para quem tem interesse em monitorar e conhecer o estado de preservação dos ecossistemas e da vida silvestre - ONU BR, 6/8.
   
 

Política

 
  Entidades reagiram nesta terça-feira (7) à declaração do general Antonio Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições de 2018, que disse que o Brasil herdou "indolência" da cultura indígena e "malandragem" do africano - G1, 7/8, Política.
   
 
Imagens Socioambientais
Facebook TwitterInstagram Youtube Medium