Se não foi possível visualizar este boletim clique aqui.

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Cidades, Política Socioambiental, Produção Cultural
Ano 18
11/01/2018

 

 

Direto do ISA

 
  Territórios quilombolas, Unidades de Conservação, demarcação de Terras Indígenas e Código Florestal voltam à pauta do Supremo Tribunal Federal no mês que vem - Direto do ISA, 11/01.
   
 

Amazônia

 
  Os dados, divulgados ontem (10/01) no MMA, integram a Moratória da Soja, iniciativa entre produtores, indústria processadora da oleaginosa e governo, com base em imagens de satélite que mapeia desde 2006 áreas desmatadas nos 89 municípios que produzem soja na Amazônia Legal . Segundo Bernardo Rudorff, da Agrosatélite, empresa que faz os levantamentos por satélite junto com o Inpe, a expansão de área de soja, ainda que "muito pequena", está relacionada ao aumento do plantio da cultura na região amazônica - a área cultivada com soja na Amazônia Legal triplicou para 4,5 milhões de hectares desde a safra 2006/07, quando foi lançada a moratória - Valor Econômico, 11/01, Agronegócios, p.B10; OESP, 11/01, Metrópole, p.A10.
 
Em artigo, o superintendente da Zona Franca de Manaus, Appio Tolentino, diz que a Folha de S.Paulo cometeu equívocos em matéria publicada em 8/1, com o título “Governo não controla 53% dos subsídios”, que incluiu a Zona Franca de Manaus nos beneficiários de isenção fiscal apontados pelo TCU. “A economia da ZFM é sinônimo de proteção florestal. Com 98% de cobertura vegetal podemos formar com sua evapotranspiração, os rios voadores que abastecem reservatórios do Sudeste” - FSP, 11/01, Tendências e Debates, p.A3
   
 

Cidades

 
  Responsável pelo alerta sobre a chegada do vírus da febre amarela à cidade de São Paulo, a população de macacos bugios do Horto Florestal, na zona norte, foi exterminada desde a aparição do vírus da doença, em outubro passado. Veja aqui perguntas e respostas sobre a febre amarela. O parque, assim como o da Cantareira e o do Tietê, foi reaberto nesta quarta (10/01) após quase dois meses. Só deve visitar os locais quem tiver se vacinado há pelomenos dez dias - FSP, 11/01, Cotidiano, p.B1.
   
 
Imagens Socioambientais
Facebook TwitterInstagram Youtube Medium