Se não foi possível visualizar este boletim clique aqui.

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Amazônia, Aquecimento global, Cidades, Desmatamento, Energia Solar, Mineração, Política Ambiental, Povos Indígenas, Quilombolas, Resíduos Sólidos, Terras Indígenas, Trabalho Escravo
Ano 18
06/08/2018

 

 

Direto do ISA

 
  Implantação de tecnologia social supera diferenças e tem o potencial de curar feridas entre proprietários rurais, ambientalistas e comunidades tradicionais. O Brasil assumiu, durante a Conferência do Clima (COP 21), em 2015, o desafio de restaurar 12 milhões de hectares até 2030. O compromisso foi estabelecido no chamado Acordo de Paris que reuniu 195 países dispostos a tomar medidas para diminuir as consequências das mudanças ambientais, como o aquecimento global. Mas quais tecnologias de plantio podem tornar o cumprimento dessa meta possível? - Blog do Xingu, 3/8.
  Publicação foi editada pelo ISA e pela Foirn e conta com o trabalho de pesquisadores indígenas e não-indígenas sobre a bacia do Rio Negro. O segundo número da Aru, Revista de Pesquisa Intercultural da Bacia do Rio Negro, Amazônia, será lançada na próxima quinta-feira (9) durante o XVI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, que será realizado em Belém (PA), entre 7 e 10 próximos - Direto do ISA, 6/8.
  A nova edição digital do Boletim Socioambiental, com o resumo das atividades do ISA no primeiro semestre de 2018 está no ar, acessível em tablets e celulares. Entre os destaques estão o Acampamento Terra Livre 2018, que reuniu mais de três mil índios em Brasília exigindo demarcação de Terras Indígenas; a Semana do Extrativismo na Terra Indígena Arara (PA), que reuniu ribeirinhos, extrativistas, indígenas e seus parceiros; a reunião dos Comunicadores Indígenas do Rio Negro (AM), que avaliaram os seis meses de trabalho desde sua criação; e a realização de oficinas com comunidades quilombolas de todo o Brasil para discutir a gestão territorial e ambiental - Direto do ISA, 3/8.
   
 

Povos Indígenas

 
  Funai garantiu aos manifestantes de forma documental o processo de retirada dos ocupantes da Terra Indígena Apyterewa, além da portaria que estende a missão da Força Nacional dentro da terra. A Transamazônica, foi liberada pelo grupo de indígenas da etnia Parakanã, na noite de sexta-feira (3). A via foi bloqueada desde a madrugada no quilômetro 603, em Altamira, sudoeste do Pará. O protesto cobrava a retirada de invasores das terras Apyterewa - G1/PA, 4/8.
   
 

Amazônia

 
  Os últimos indícios da recuperação da espécie foram divulgados nesta semana pela revista científica Biological Conservation. Liderada pela bióloga Natália Pimenta, a pesquisa analisou sinais da presença de ariranhas na bacia do rio Içana, no noroeste do Amazonas, onde ela havia sido considerada extinta. O estudo foi feito após outras pesquisas apontarem uma tendência de recuperação da espécie - com nome científico Pteronura brasiliensis - em diferentes partes da Amazônia, como a bacia do Solimões e a região da hidrelétrica de Balbina - BBC Brasil, 6/8.
   
 

Desmatamento

 
  Em apenas seis meses, cerca de 100 milhões de árvores foram desmatadas na Bacia do Rio Xingu. A estimativa consta em um estudo recém-divulgado pelo Instituto Socioambiental. O levantamento foi realizada por meio do sistema de monitoramento da Plataforma Rede Xingu + - Agência Brasil, 2/8.
   
 

Agrotóxicos

 
  Cerca de 40 mil pessoas foram atendidas no sistema de saúde brasileiro após serem expostas a agrotóxicos nos últimos dez anos, segundo um levantamento inédito feito pela Pública com base nos dados do Ministério da Saúde. Desse total, 26 mil pacientes tiveram intoxicação confirmada por médicos, com sinais clínicos como náuseas, diarreias ou problemas respiratórios, ou mesmo alterações bioquímicas no sangue e urina detectadas por exames laboratoriais. A média equivale a sete pessoas intoxicadas por dia. Homens são a maioria dos afetados por agrotóxicos agrícolas e a maioria dos pacientes tem ensino fundamental incompleto - A Pública, 6/8.
   
 

Aquecimento global

 
  Três anos após os países firmarem o Acordo de Paris a emissão de gases que causam o efeito estufa voltou a subir. A Terra está pegando fogo. De Seattle à Sibéria, as chamas consumiram neste verão pedaços preciosos do Hemisfério Norte. Um dos 18 incêndios que varrem a Califórnia (dos piores na história do Estado) está causando tanto calor que já criou clima próprio. Incêndios que avançaram por uma área costeira próxima a Atenas, Grécia, mataram 91 pessoas. Por toda parte há gente sufocando. No Japão, 125 morreram em consequência de uma onda de calor que elevou pela primeira vez a temperatura em Tóquio a mais de 40°C - OESP, 4/8, Internacional, p.A14.
   
 

Trabalho Escravo

 
  Ação resgatou 18 trabalhadores de propriedade mineira que tinha dois dos mais importantes selos de boas práticas do mundo. Embora sua certificadora tenha aprovado a fazenda, a Starbucks nega ter comprado o produto - Repórter Brasil, 3/8.
   
 

Política Ambiental

 
  Um grupo de 170 entidades do agronegócio, ONGs ambientais e do clima se uniu para lançar um documento com 28 propostas para os principais candidatos à Presidência nas eleições 2018. Entre as sugestões estão incentivos para aumentar a produção de alimentos no País de maneira sustentável, modernizar as práticas agropecuárias e fortalecer a preservação ambiental, com destaque para a recuperação de áreas degradadas. O documento, lançado nesta sexta-feira, 3, pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, obtido com exclusividade pelo Estado, deve ser apresentado aos presidenciáveis entre agosto e setembro - OESP, 3/8
   
 
Imagens Socioambientais
Facebook TwitterInstagram Youtube Medium