Se não foi possível visualizar este boletim clique aqui.

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agronegócio, Agrotóxicos, Água, Amazônia, Cerrado, Energia, Garimpo, Manguezal, Mudanças Climáticas, Pesca, Povos Indígenas, Semiárido
Ano 18
11/05/2018

 

 

Direto do ISA

 
  Parecer permite venda de terras a estrangeiros e isenção de Cadastro Ambiental Rural. Parlamentares aproveitam período pré-eleitoral para atender interesses de setores específicos em outras MPs - Direto do ISA, 10/5.
  Entre os destaques da semana estão a decisão da Procuradoria Geral da República suspendendo reintegração de posse de terra dos Terena em Mato Grosso do Sul, a audiência judicial sobre impactos causados aos Asurini do Tocantins, por conta da construção da hidrelétrica de Tucuruí e a desapropriação de imóveis rurais para viabilizar o quilombo de Lagoa Santa, na Bahia - Blog do Monitoramento, 10/5.
   
 

Amazônia

 
  Uma ação conjunta da Receita Federal e do Ibama apreendeu 1,7 tonelada de mercúrio em Santa Catarina. Trata-se da maior apreensão do material já realizada pelo órgão de fiscalização ambiental. O produto, que veio da Turquia, seria enviado para garimpos ilegais que exploram a região amazônica. Altamente tóxico, o mercúrio é usado pelos garimpeiros para separar o ouro de outros minerais e, depois, é lançado diretamente nos rios e no solo - OESP, 10/5, Sustentabilidade.
  Após o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em Santarém e mais três em Itaituba, no oeste do Pará, na manhã desta quinta-feira (10), como parte da operação "Dilema de Midas", a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, trabalham para descobrir o destino do ouro extraído e comercializado de forma ilegal na bacia do Tapajós - G1, Santarém e Região, 10/5.
   
 

Cerrado

 
  Novo estudo descobre que áreas abandonadas no Cerrado brasileiro não recuperam sua biodiversidade nativa mesmo depois de 25 anos. O bioma já cobriu 2 milhões de quilômetros quadrados, mas sua rápida transformação em terra destinada ao agronegócio significa que menos da metade da vegetação nativa da região ainda sobrevive - Mongabay, 11/5.
  "O filme “Ser Tão Velho Cerrado”, sobre a degradação do bioma brasileiro, criou uma campanha de financiamento coletivo para bancar sua distribuição. O objetivo é arrecadar R$ 82 mil até o dia 22 de maio. O longa é dirigido por André D’Elia", coluna de Mônica Bergamo - FSP, 11/5, Ilustrada, p.C2.
   
 

Agrotóxicos

 
  Polêmica e contestada sobretudo pelos órgãos de saúde e ambiente do governo, a nova lei em discussão no Congresso para agilizar o registro de agrotóxicos no país, defendida pela bancada ruralista, passou a ser alvo de críticas até no Ministério da Agricultura. O principal problema apontado é a falta de pessoal e estrutura para que o prazo de até um ano proposto, três vez maior que atual, seja cumprido com responsabilidade - Valor Econômico, 11/5, Agronegócios.
   
 

Manguezal

 
  De acordo com o ICMBio, o Brasil é o segundo país em extensão de mangues no mundo, com aproximadamente 14.000 km2 distribuídos por toda a área litorânea do país - Rádio Agência Nacional, 9/5.
   
 

Mudanças Climáticas

 
  Em análise inédita, climatólogos mostram que energia extraída do mar pela supertempestade foi a mesma despejada no Texas em forma de chuva - Observatório do Clima, 11/5.
   
 

Semiárido

 
  "Serão altos os custos para enfrentar o problema das águas no Semiárido. Desde 2016 a Agência Nacional de Águas vem desenvolvendo uma análise de custo-benefício de medidas de adaptação, por exemplo, na bacia hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, entre os Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, onde têm sido frequentes as variações climáticas. Há mais de cinco anos a região vive dificuldades sociais e econômicas por falta de chuvas e escassez de água potável", artigo de Washington Novaes - OESP, 11/5, Opinião, p.A2.
   
 
Imagens Socioambientais
Facebook TwitterInstagram Youtube Medium