Se não foi possível visualizar este boletim clique aqui.

Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Agricultura Familiar, Amazônia, Bacia do Rio Negro, Biotecnologia, Madeira, Política Socioambiental, Quilombolas, UCs, UHE Belo Monte, Turismo
Ano 18
15/03/2018

 

 

Povos Indígenas

 
  Com muita música, dança, teatro e pintura, jovens e voluntários de todas as idades se uniram em um mutirão artístico entre os dias 28 de fevereiro e 09 de março. Com o grafiteiro manauara Raí Campos, o Raiz, jovens da cidade mais indígena do Brasil revitalizaram uma passagem entre a praia e a praça do Rodoviário em São Gabriel da Cachoeira, onde vinham ocorrendo episódios de violência. O que antes era assustador e maltratado foi substituído por pinturas retratando a vasta cultura dos 23 povos indígenas do Alto rio Negro - Blog do Rio Negro, 14/3.
  Lideranças dos Waimiri-Atroari estiveram presentes em encontro. Teve início na tarde desta quarta-feira (14), a audiência judicial referente ao processo em que o Ministério Público Federal (MPF) acusa o Estado brasileiro de cometer violações contra o povo Waimiri-Atroari durante a abertura da BR-174, que liga Manaus à Boa Vista. Lideranças indígenas da etnia estiveram presentes na audiência - G1/Am, 14/3.
  O desenvolvimento da atividade turística sustentável em áreas indígenas voltou a ser discutido junto à Comunidade Boca da Mata, situada na Terra Indígena São Marcos, no município de Pacaraima, região norte do Estado. O assunto já havia sido debatido em 2015, no entanto, a ausência de recursos e definição de um modelo de turismo por parte dos indígenas comprometeu a efetivação - Folha de Boa Vista, 15/3.
  Os últimos anos, se não a última década e meia, têm sido marcados por um agravamento às situações de violência e retirada de garantias e direitos constitucionais dos povos indígenas. Diante do cenário devastador e etnocida, as populações ameríndias, particularmente a etnia Xukuru de Ororubá, tiveram uma importante vitória na terça-feira, 13/3, em que a Corte Interamericana de Direitos Humanos reconheceu a responsabilidade internacional do Estado brasileiro na violação aos Direitos de propriedade coletiva, garantia judicial em um prazo razoável e proteção aos indígenas - IHU On-Line, 15/3
  Um povo indígena contatado recentemente, pressionado pela invasão de madeireiros, garimpeiros e, agora, pela venda de lotes dentro de sua terra já demarcada: esta é a situação do povo Karipuna, de Rondônia, cuja condição é definida pelo Ministério Público Federal (MPF) como de “iminente genocídio” - Greenpeace, 14/3.
   
 

Bacia do Rio Negro

 
  O Comando do 9º Distrito Naval informou que um inquérito será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente com uma balsa que transportava óleo diesel para abastecer a termelétrica do município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). A embarcação se chocou, no último sábado (10), contra uma pedra submersa no Rio Negro, numa região distante 20 quilômetros da sede do município de Santa Isabel do Rio Negro - A Crítica, 15/3, Cidades, p.C5.
   
 

Unidades de Conservação

 
  Você vai ouvir muito sobre a meta 11 de Aichi nos próximos dias, talvez pela primeira vez, quando o Brasil criar um gigantesco mosaico de Áreas Protegidas (APs) no mar. Mas o país dificilmente irá cumprir este que é um dos mais importantes acordos internacionais para a conservação de sua biodiversidade, segundo concluímos em recente artigo publicado na revista Perspectives in Ecology and Conservation - O Eco, 14/3.
   
 

Quilombolas

 
  O recurso pede à Justiça que todas as 788 famílias da vila de Jambuaçú, no nordeste do Pará, recebam as recompensas por impactos causados pela mineradora. A atual sentença considera apenas 58. O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quarta-feira (14) que entrou com recurso na Justiça para pedir que todas as 788 famílias do território quilombola da vila de Jambuaçu sejam recompensadas por impactos provocados pela instalação e manutenção de um mineroduto e de linha de transmissão de energia da mineradora Vale. A comunidade fica localizada em Moju, nordeste do Pará - G1/PA, 14/3.
   
 

UHE Belo Monte

 
  A medida foi tomada depois do registro da morte de peixes no rio Xingu. Empresa vai ter que apresentar ao Ibama um plano de mitigação em relação à morte dos peixes. Durante uma visita a Altamira na tarde desta terça-feira (13), a presidente do Ibama falou sobre a notificação feita pelo instituto na última sexta-feira (9) à Norte Energia, responsável pela usina. O Ibama determinou que a empresa parasse os testes - G1/PA, 13/3.
   
 

Geral

 
  "A necessidade de mudança é urgente: devemos quebrar o ciclo de danos ambientais causado pela indústria fóssil, fortalecer a governança sobre recursos naturais comuns - não apenas água, mas terra, cobertura florestal e também o ar -, com políticas públicas em todas as esferas de governo, e assegurar um futuro mais sustentável e justo, com energias renováveis, livres e acessíveis” artigo de Nicole de Oliveira e Nathália Clark - Valor Econômico, 15/3, Opinião, p.A13.
  A Embrapa Agroenergia assinará nesta quinta-feira (15) contrato de parceria de quatro anos para a produção de uma nova variedade transgênica de cana-de-açúcar resistente à broca, maior praga da cultura, e ao herbicida glifosato, o mais usado no setor. Embora assinado agora, o projeto teve início em novembro e a expectativa é que em até quatro anos a variedade esteja disponível para negociações - FSP, 15/3. Mercado, p.A29.
   
 
Imagens Socioambientais
Facebook TwitterInstagram Youtube Medium